2007 América do Sul

Antecedentes de Terra Tributa – 11 000 km de bicicleta por Vanessa Richard

RÉALIZAÇÕES

TESTEMUNHAR

A diversidade e a beleza das paisagens da América do Sul
A extensão dos pampas às montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes, passando pelos desertos de sal e as florestas tropicais
A riqueza cultural no Chile, na Argentina, no Uruguai, na Bolívia e no Peru

SENSIBILIZAR E INSPIRAR

Projeto « Pé na estrada » fundado na troca intercultural entre crianças do Altiplano
6 escolas visitadas na América do Sul

VANESSA RICHARD

Nascida em 1979, Vanessa é bióloga e eco-conselheira de formação. Passou vários anos em campo nas regiões mais remotas do Alaska, do Norte do Quebec e do Canadá. Suas especialidades são principalmente a abordagem eco-conselho, o desenvolvimento sustentável e a comunicação.

Em 2007, Vanessa realizou uma aventura de 11 000 km de bicicleta na América do Sul. Percorreu as estradas do Chile, da Argentina, do Uruguai, da Bolívia e do Peru. Durante esse périplo, iniciou o projeto « Pé na estrada », fundado na troca intercultural entre as crianças da região do Altiplano, no coração da cordilheira dos Andes.

Fortalecida por sua experiência de um ano de bicicleta, Vanessa sonha hoje prosseguir nesse tipo de viagem, mas, desta vez, no Brasil. Os grandes espaços sempre a fascinaram e ela já se imagina na estrada em busca da realidade brasileira. A seus olhos, o importante numa viagem é dar tempo ao tempo, trocar um olhar, um sorriso, uma conversa com as pessoas e simplesmente aproveitar cada instante.

Para mais informações: www.vanessavelo.blogspot.com/
Créditos das fotos: Jaime Garcia-Baquero e Vanessa Richard

Veja aqui o primeiro curta-metragem de Vanessa e Bertrand, intitulado: Lago de Java.

A ação se desenvolve ao norte do Lago St-Jean. O Lago de Java, situado em plena floresta, abriga em suas margens um pequeno chalé. Sem água encanada nem eleticidade, esse chalé é, ao mesmo tempo, um ponto de encontro de amigos para fazer festas e um lugar de repouso onde o tempo passa tranquilamente. Nesse curta-metragem, Vanessa Richard, coproprietária do chalé, nos conta a história desse lugar. Ela nos faz viajar através de suas lembranças, mas também pela natureza desse lugar que nos oferece um novo espetáculo a cada instante.

Publicités