Apoiar projetos de comunidades sustentáveis no Brasil

Par Vanessa Richard de TERRA TRIBUTA

Percorremos 9.000 km de bicicleta no Brasil em um ano!

De volta ao Québec desde fim de maio, está na hora de fazer um balanço. Nosso périplo nos levou a encontros com pessoas inspiradoras que nos falaram de sua realidade no Brasil. Quatro entrevistas marcantes nos revelaram soluções positivas face às problemáticas locais: a educação, a identidade cultural, o esporte e a alimentação saudável.

EDUCAÇÃO

Humains-Sports-Ecole-Capoeira-Sao-Salomon-Recife-Pernambuco-Bresil©TerraTributa (20)

Em Recife, capital do estado do Pernambuco, o oceano Atlântico e suas praias ornadas de palmeiras atraem uma multidão de turistas. Ali do lado, uma comunidade desfavorecida sobrevive como pode.

No Brasil, as crianças costumam ir à escola apenas num período, de manhã ou à tarde. “Os jovens ficam entregues a si mesmos na outra parte do dia. Era esse o principal problema em 1997 e continua sendo hoje”, nos explica Mestre mago. Ele e sua esposa Izabel são os fundadores do Centro de Capoeira São Salomão, onde o projeto “Caxinguelês” nasceu. Esse projeto educativo ligado à arte marcial da capoeira foi muito bem sucedido. Alguns alunos se tornaram, com o passar dos anos, eles mesmos professores! A roda da solidariedade continua a girar.

Para saber mais: https://terratributa-br.org/2013/04/02/uma-longa-luta-por-uma-comunidade-sustentavel/ e http://www.capoeirasaosalomao.com.br/

IDENTIDADE CULTURAL

Quotidien-Art-Populaire-Pataxo-Aldeia-Velha-Arrial-Ajuda-Bahia-Bresil©TerraTributa (10)

“A língua de um povo é seu espírito. É através dela que se exprimem os pensamentos, os sentimentos e a história que caracterizam a identidade de cada povo e de seu cotidiano.”

Paty Pataxó é o especialista em internet de sua comunidade indígena pataxó situada no extremo sul do estado da Bahia. “Acreditamos no poder do ‘arco digital’ e conhecemos os meios para valorizar nossa cultura na rede”, diz-nos ele. Ele e Ubiratan, seu primo e chefe de uma comunidade vizinha, nos contam que a afirmação da cultura pataxó, particularmente entre os jovens, é um dos grandes desafios em suas comunidades.

Foi o que fez nascer o primeiro projeto cultural na pequena comunidade de Aldeia do Pará extensão de Barra Velha, onde vivem 40 famílias. O libreto educativo pataxó focalizará a língua patxohã, que quase chegou a se perder.

Para saber mais: https://terratributa-br.org/missoes/sensibilizar/ e http://www.mukamukaupataxo.art.br/

ESPORTE

Rodas-da-Paz

Jonas Bertucci é o presidente da ONG Rodas da Paz, que atua em Brasília desde 2003. Quando de nossa passagem pela capital do país, ele nos convidou para conhecer o organismo e participar de algumas atividades. Visitamos uma escola em companhia deles e os ajudamos no início da campanha de coleta de bicicletas ociosas “Doe bicicleta”.

Há dez anos, a Rodas da Paz promove essa campanha em que as bicicletas arrecadas são renovadas e entregues a jovens desfavorecidos da capital e de suas cidades satélites na época do natal.

Para saber mais: https://terratributa-br.org/2012/11/01/as-rodas-da-paz-uma-ong-de-brasilia-com-a-bicicleta-no-coracao/ e http://www.rodasdapaz.org.br/,https://www.facebook.com/contato.rodas.da.paz

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Humains-Portraits-Favela-Organica-Regina-RDJ-Rio-de-Janeiro-Bresil©TerraTributa (4)

Por que não cozinhar com cascas de frutas e legumes? É um dos desafios que Regina Tchelly pretende vencer com o projeto Favela Orgânica na comunidade de Babilônia, no Rio de Janeiro, desde 2011.

Esse projeto é baseado na utilização completa dos alimentos e na valorização do ciclo da vida alimentar sustentável (horta, legumes, composto, horta). Isso tudo ao alcance dos mais desfavorecidos, principalmente os moradores da favela da Babilônia onde vive a instigadora desse projeto. Em 2013, Regina ajudou a montar cerca de quarenta hortas urbanas na comunidade, além de oferecer oficinas de gastronomia alternativa e de preparação de bufês.

Para saber mais: https://terratributa-br.org/2013/05/04/uma-alimentacao-saudavel-e-acessivel-para-as-favelas-do-rio/ e http://favelaorganica.com/, https://www.facebook.com/favelaorganica

MISSÃO APOIAR DE TERRA TRIBUTA

TERRATRIBUTA

Esta foi a primeira (mas não a última) expedição de TERRA TRIBUTA. Essa Organização sem fins lucrativos que criamos se compromete a prestar homenagem à Terra, às mulheres e aos homens e a divulgar as mudanças positivas ligadas aos desafios regionais e mundiais.

Para nós, uma comunidade sustentável é uma comunidade que pega seu destino nas mãos, identificando seus problemas e colocando de pé projetos que ajudem a melhorar as condições de todos. Apoiar projetos de comunidades sustentáveis no Brasil e no Quebec é algo que desejamos de coração. Esse ano, com a ajuda de nossos generosos colaboradores, entregamos 2.000 dólares canadenses (cerca de 4.000 reais) ao conjunto desses quatro projetos no Brasil.

Contatos : TerraTributa@gmail.com
TERRATRIBUTA.org
facebook.com/TerraTributa

….

….

….

….

….

….

….

Publicités