As Rodas da paz : uma ONG de Brasília com a bicicleta no coração!

Durante nossa estadia em Brasília, encontramos a ONG Rodas da Paz trabalhando para o melhoramento das condições para os ciclistas da capital do Brasil. Um grupo muito simpático que nos convidou para participar de uma manhã de conversas numa escola e de uma coleta de bicicletas, e que até nos escoltou ao aeroporto. Encontro de duas ONGs, Terra Tributa e Rodas da Paz, que têm a bicicleta no coração!

Conversa sobre o tema da bicicleta organizada pela ONG Rodas da Paz com a participação de Terra Tributa na escola 407 Norte de Brasília

Nossa primeira visita a uma escola

Por intermédio do Couch Surfing, um site que permite encontrar viajantes e alojamentos gratuitos em todo o mundo, encontramos Jonas Bertucci, engajado ativamente na ONG Rodas da Paz. Ele acaba de receber um pedido de uma mãe, Lyvian Sena, para organizar uma conversa seguida de um passeio ciclístico numa escola primária. Tendo visto nosso perfil no Couch Surfing, Jonas aproveita a oportunidade de nos convidar para participarmos também, o que aceitamos com alegria!

As crianças da escola 407 Norte de Brasília com os voluntários da Rodas da Paz e nós.

Uma menina contente de andar de bicicleta! (RodasdaPaz.com.br)

Durante a conversa, Jonas explica às crianças que a bicicleta é um meio de transporte interessante para se usar na cidade por diversos motivos: « Porque é bom para a saúde, barato, não poluente, pode ser utilizado em todas as idades e não gera engarrafamentos! » De nossa parte, falamos de nosso périplo pelo Brasil e pelo Canadá. Muito curiosas, as crianças nos fazem várias perguntas : « Quantas vezes furou o pneu? Já roubaram vocês? Onde vocês dormem? O que vocês comem? » Uma experiência interessante que nos lembra a importância de preparar bem uma conversa para manter a atenção das crianças! Nossa próxima apresentação será melhor!

Coleta de bicicletas para as crianças de Brasília

« Doe uma bicicleta e faça uma criança feliz! » (@RodasdaPaz.com.br)

A sexta-feira 12 de outubro marca nossa partida de Brasília e também o dia nacional das crianças. A Rodas da Paz aproveita para lançar seu programa de coleta de bicicletas em parceria com diversos outros organismos. Encontramos com eles no fim do dia num dos bairros da cidade. Cerca de quarenta bicicletas foram recolhidas hoje. A coleta prosseguirá até dezembro quando as bicicletas serão enviadas a escolas. Ano passado, a organização recolheu mais de 600 bicicletas, para grande alegria da criançada!

Alguns membros ativos da Rodas da Paz, Guilherme nosso anfitrião Warm Shower e nós, alguns minutos antes de partirmos para o aeroporto. (@RodasdaPaz.com.br)

Escolta de ciclistas até o aeroporto

A caminho do aeroporto! (RodasdaPaz.com.br)

A bicicleta sempre permite que encontremos pessoas extraordinárias! Após terem escutado que íamos ao aeroporto com as caixas de bicicleta e nossas bagagens, Jonas e Philip, da Rodas da Paz, nos fizeram a seguinte sugestão: « Poderíamos pegar as caixas de vocês de carro. Vocês vem nos encontrar na coleta de bicicletas e vamos juntos até o aeroporto, o que vocês acham? ». Respondemos em coro : « Para nós está perfeito! ». Fomos assim acompanhados por 3 outros ciclistas e um carro vassoura nos 17 quilômetros que nos separavam do aeroporto. Muito mais divertido e, sobretudo, mais seguro. Tivemos até ajuda para colocar nossas bicicletas nas caixas tirando os famosos pedais (sempre no sentido anti-horário). Muito obrigado a Jonas, Philip, Renata e Tainá da Rodas da Paz, e a nosso anfitrião Warm Shower Guilherme!

Muito obrigado à Rodas da Paz e ao Guilherme

Para mais informações sobre a ONG Rodas da Paz
Facebook Rodas da Paz
http://www.rodasdapaz.org.br/
contato@rodasdapaz.org.br

Publicités