Uma associação dedicada à cultura da bicicleta e ainda mais!

13 de agosto,Foz do Iguaçu

Nosso anfitrião Warmshower do apartamento 203, participa ativamente da formação de uma associação de ciclistas em Foz do Iguaçu. Nada menos do que 18 razões de ser para a Associação Ciclística Cataratas do Iguaçu! Eis uma delas: contribuir para a preservação do meio ambiente e encorajar ações que favoreçam a viabilidade das comunidades. Longa vida a essa bela iniciativa!

Durante nossa estadia, assistimos a uma reunião da Associação Ciclística Cataratas do Iguaçu na casa de seu presidente, Luciano Castilha. A principal missão da Associação é estimular ações em que a bicicleta pode ser integrada a fim de obter uma melhor qualidade de vida. Aqui, não é o frio que atrapalha os ciclistas, e sim o forte calor de verão (que chega às vezes a 45º Celsius). Ideias não faltam, eles querem até comprar um imóvel para a associação onde poderiam oferecer, entre outras coisas, cursos de mecânica e acolhida aos turistas de passagem para uma chuveirada quente!

No mês de setembro, eles vão começar uma ação nas escolas a fim de ensinar às crianças regras de conduta para tornar seus deslocamentos de bicicleta mais agradáveis e, sobretudo, mais seguros. Segundo o código de trânsito do Brasil, os automobilistas devem deixar 1,5 metros de distância entre seus carros e as bicicletas. Infelizmente, poucos motoristas sabem que têm a obrigação de partilhar a estrada. A associação acredita que para favorecer uma « cultura » da bicicleta, é absolutamente necessário começar pela educação das crianças e de suas famílias!

Fábio e dois de seus filhos, Heitor e Henrique, voltando de uma bicicletada familiar de 25 km!

No domingo 5 de agosto, juntamo-nos à associação para uma pedalada noturna no Parque Nacional do Iguaçu! Já que Bertrand está ainda se recuperando de um forte resfriado, temos direito a um tratamento vip. Luciano vem nos buscar de carro para nos juntarmos ao grupo na entrada do parque. Pedalamos assim 10 quilômetros sob as estrelas. No alto de uma montanha, o barulho dos insetos se esvanece suavemente diante do das quedas que ainda não vemos. Uma experi~encia sensorial única! O mais belo presente é poder admirar as quedas sem aquela horda de turistas, sozinhos com as estrelas e alguns ciclistas da Associação Ciclística Cataratas do Iguaçu.

Da esquerda para a direita : (Bertrand tira a foto – 1 minuto de exposição!) Gerson Aguayo, Vanessa Gattelli, Christiano Goulart, Omar de Oliveira Junior, Priscila Colombelli Alessio, Luciano Castilha, Vanessa Richard, Leonardo Salviano Lopes, Cladismar Alessio, Cristinaying Zhang, Fábio Silva e Roni Andrade

Publicités