O chuveiro quente do apartamento 203

13 de agosto, Foz do Iguaçu

Muita ação no alto da escada, primeira porta à direita.

Nada surpreendente, 8 bicicletas nesse apartamento de 4 peças e meia, onde as visitas chegam sobre duas rodas tanto do bairro vizinho quanto das Ilhas Canárias ou da Venezuela! Nosso anfitrião Warm Shower de Foz do Iguaçu, Fábio Silva pratica esse esporte, ou antes esse modo de vida, há pouco mais de dois anos. Fomos tão bem recebidos que estamos aqui há… mais de duas semanas!

Quarta-feira, 24 de julho, deixamos a Argentina atravessando o rio Paraná para chegar ao Brasil e à cidade de Foz do Iguaçu. São duas da tarde e faz calor… Telefonamos para o Fábio para informá-lo de nossa chegada. Ele combina de nos encontrar na casa dele às 18h pois ele deve sari para treinar com sua equipe Bike Turbo. Apenas 70 quilômetros em menos de 3 horas. Decididamente não somos páreo para eles com nossas montarias de 50 a 60 quilos e nossa velocidade de tartaruga de 60 a 80 quilômetros por dia (média aproximada de 10 Km/h). Não chegamos sequer a cogitar acompanhá-los e resolvemos esperá-lo tranquilamente na cidade.

Muito obrigado, Fábio Silva!

Fábio nos acolhe generosamente em seu apartamento e nos oferece os beliches no quarto de seus filhos. Sendo separado, eles só dormem de vez em quando no apartamento. O único senão é que ele já tem um outro amigo no apartamento, Frederico Muller Hameister. Mas isso não parece ser um problema: Fábio deixa seu quarto para o seu amigo e dorme num pequeno sofá, nem um pouco confortável, com os pé no ar … Na noite seguinte, um colchão na sala vem melhorar um pouco sua noite.

Uma greve em seu trabalho permite-lhe ajudar-nos em várias questões. Fábio é técnico em química industrial e ambiental e trabalha na Eletrobras Furnas, equivalente à Hydro-Québec em nosso país. Tão generoso com seu tempo quanto rápido na bicicleta, ele nos dá preciosos conselhos ao longo de nossa estadia!

8 bicicletas, 5 adultos e duas crianças num pequeno apartamento : Bertrand, Vanessa, Cristinaying, seus filhos Fredy liu e Frankie liu, Fábio, Peter Ciacca e dois dos filhos de nosso anfitrião, Heitor et Henrique.

Depois da partida de Frederico, um cicloturista se junta a nós, um alemão que vive nas ilhas Canárias. Peter Ciacca veio encontrar seus amigos Dagmar et Mete Alpay. no Brasil. Esse casal alemão está viajando há dois anos de bicicleta através do mundo. Peter deseja pedalar com eles de um oceano ao outro, ou seja do Brasil ao Peru em cinco meses. Coabitamos mais de uma semana todos juntos. Certas noites, os filhos e amigos de Fábio juntam-se a nós para jantar e aí começam as delícias: crepes franceses, crepes chineses, churrasco, carreteiro, etc.

Rafael Eduardo Lopez e seu violão!

Dois dias depois da partida de Peter, é a vez de Rafael Eduardo Lopez se juntar a nós e dormir no colchão da sala. Esse cicloturista da Venezuela saiu de sua casa há mais de um ano para descobrir a América do Sul até Ushuaia. Cruzamos com ele em seu caminho de volta. Rafael não é um ciclista tradicional, pois viaja com seu violão! Seu fiel amigo lhe permite financiar a viagem. Bom retorno, Rafael!

Muito obrigado, Fábio, por essa estadia em sua casa e todos esses belos encontros!

Publicités