Rumo a uma sociedade sustentável

Voltando da Vargem Grande, no norte da Ilha de Santa Catarina, fazemos uma visita ao professor Daniel Da Silva que nos foi calorosamente recomendado para uma entrevista. Daniel é nosso primeiro entrevistado para a série de documentários que vamos fazer sobre o Brasil. Duas horas de gravação mais tarde, aprendemos muito com esse professor universitário, engenheiro hídrico de formação e apaixonado pela luta por um governo participativo e por uma sociedade sustentável. Da cultura da indiferença à cultura da sustentabilidade, da experiência de degradação à economia da experiência, passando por uma comunidade de aprendizagem, Daniel nos transmitiu suas sementes para uma sociedade sustentável.

Com seu grupo de pesquisa, GTHidro, ele formou um comitê facilitador da sociedade civil de Santa Catarina para a Cúpula dos Povos que precederá o Rio+20. Há seis meses, seis sub-comitês representativos trabalham nos temas da água, do território, da educação e da cultura, da economia verde e do governo participativo. O comitê facilitador vai entregar a síntese desses 6 temas na Cúpula dos Povos. Temos a sorte de assistir ao último encontro público do comitê antes do evento no Rio.

As emoções são palpáveis no anfiteatro. Os participantes, quase todos universitários, estão cheios de energia para mudar o mundo rumo a uma sociedade sustentável. Eles quase conseguem nos convencer a segui-los até o Rio para a Cúpula dos Povos, mas decidimos continuar, ou antes começar, nossa viagem de bicicleta (250 km nas duas primeiras semanas…). Acreditamos que é dessa maneira que podemos fazer uma diferença, sobre duas rodas!

Partimos da Ilha de Santa Catarina exaltados por tantos belos encontros e, sobretudo, febris com a ideia de descobrir esse país imenso, assim como as realizações dos brasileiros rumo a uma sociedade sustentável.

Publicités