« Nada há de constante além da mudança »

22 de maio de 2012, La Malbaie – como vocês podem constatar, estamos de volta a nossa casa em Charlevoix.

Pequena volta atrás, à quarta feira 16 de maio de 2012.  O telefone toca, nosso contato na embaixada da Rússia nos chama de Ottawa.  Faz semanas que aguardamos o Sésamo que nos abrirá as portas do maior país do mundo por um ano.  Hoje, esperamos saber enfim a data de nossa partida.

Meu coração bate forte, ouço a voz de nosso contato que anúncia, para minha grande decepção, que não poderemos descobrir a Rússia.  Minhas palavras em inglês saem rapidamente sem que eu compreenda nem como nem por que isso está acontecendo, já que temos o precioso apoio da embaixada da Rússia no Canadá, da embaixada do Canadá na Rússia e do Ministèrio das Relações Internacionais do Canadá.

Um mundo cai, nosso mundo, há dois anos aprendendo o alfabeto cirílico, o russo, preparando tudo para tirar os vistos, elaborando a aventura, o itinerário, nossos equipamentos.  Não, o Ministério das Relações Internacionais de Moscou não pode nos dar mais do que um mês.  UM MÊS !  Impensável para nós.  A única opção seria pedir um visto humanitário. Outros longos meses de espera sem nenhuma certeza positiva de resposta.  Não, fizemos o que podíamos e, no fim das contas, nada acontece por nada.

Mas o que fazer quando não se tem um plano B ?

Vinte e quatro horas mais tarde, nossas caras estão péssimas.  Tentamos encontrar uma nova destinação que faça sentido para nós e que tenha a ver com as missões do Terra Tributa.  Para espairecer e nos inspirar, partimos de bicicleta para o parque de Mont-Royal.  Chegados ao topo da montanha e ao famos belvédère Kondiaronk, Vanessa diz a palavra que me devolve o sorriso : Brasil !

Essa escolha de país, essa mudança de rota são bruscas, extremas e inesperadas.  Voltamos pois para casa a fim de trocar nossos equipamentos de inverno e adaptar nossas roupas ao calor do sul.

Plano B como Brasil, apís dos Jogos Olímpicos de 2016.  Compramos nossas passagens hoje; partida sábado, dia 26 de maio às 21 horas !

Se você adora surpresas, você vai adorar o cicloturismo !

Vanessa et Bertrand

Publicités