Os encontros da vida que levam à partida …

17 de abril de 2012, Quebec – « O essencial na vida são os seres que enonctramos em nosso caminho. » Anônimo

Há encontros que mudam o curso de nossa vida e reorientam nossos sonhos.

Conversas, lembranças, sorrisos, desafios a superar juntos: Éric Clément, Claude Morisette, Robin Simard, Jérôme Ferrer, Louise Bélanger, Frédérick Thevenot, Anne Pelouas, Laurent Torrecillas, Michel Antoine Castonguay e tantos outros.

Esquecia, Albert Leblanc…
Falei-lhes desse ciclista inacreditável de 83 anos que encontrei na cidadezinha de Maria na Gaspésie ?
Disse-lhes que suas viagens de bicicleta através do mundo para assistir aos Jogos Olímpicos de Verão tinham me inspirado uma grande aventura ?
E dizer que, graças a ele, pus na cabeça visitar cada país anfitrião dos futuros Jogos Olímpicos de Inverno.

Esquecia também, Alain Desjardins…
Falei-lhes desse homem generoso que ao longo de todos os meus 16 500 km de bicicleta sozinho através do Canadá, me ajudou a promover o projeto EnfantsÔCanada junto à mídia ?  Disse-lhes que graças a ele e à publicação de um artigo em 2008, encontrei minha companheira de estrada e de vida ?  E dizer que Vanessa Richard acabava de fazer 11 000 km de bicicleta na América do Sul !

Do encontro com Vanessa nasceu, em março de 2012, TERRA TRIBUTA.  Nossa intenção ao criar essa organização de fins não lucrativos é prestar uma homenagem à terra, às mulheres, aos homens e testemunhar mudanças positivas ligadas aos desafios regionais e mundiais.  Terra Tributa – do latim significando a terra recebida em partilha – apoia organismos que trabalham no desenvolvimento internacional e na promoção da paz.

Assim, para seguir as rodas de Albert Leblanc e para a primeira expedição de Terra Tributa, Vanessa e eu nos preparamos para partir em direção a São Petersburgo.  De lá, pretendemos percorrer de bicicleta 10 000 km até Vladivostok, na costa leste da Rússia.  Para treino e teste dos equipamentos, acabamos de pedalar 450 km entre nossa casa em Charlevoix e Montreal, onde tomaremos o avião.

Realmente, estamos felizes por morar em Charlevoix, mas, como treinamento, é um pouco duro no começo !  Ver o vídeo abaixo …
Obrigado pelo precioso encorajamento e apoio de vocês às missões de Terra Tributa.

Que a força dos sonhos vibre em vocês por muito tempo.

Bertrand Lemeunier

Publicités